Quem Somos Nós? Jedi ou Sith?
A Força
O elemento (quinto) mais importante de Star Wars é a "Força", uma energia onipresente que pode ser aproveitada por aqueles que têm essa habilidade, conhecida como Sensitivos da Força. A Força é descrita por Qui-Gon jinn como "um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa." A Força é vida, e vida é Força. Alguns pensam na Força como uma entidade sensível, dotada de pensamento inteligente — quase como se fosse um tipo de Deus — enquanto outros consideram-na algo que pode ser manipulado e usado simplesmente como se fosse uma ferramenta.
A Força permite aos usuários executar telecinese, clarividência, premonição, controle da mente, poder de cura, pulso de ar e poder elétrico, e pode amplificar certas características físicas, tais como olfato aguçado, resistencia, velocidade e reflexos; essas habilidades variam entre os personagens e pode ser melhorado por meio de treinamento.
Existem dois lados da Força: paz, serenidade e conhecimento formam o lado bom (Conhecido como lado Iluminado da Força) enquanto o lado sombrio é consistido pela agressão, raiva e medo (Conhecido como lado Negro,ou Obscuro da Força). O universo é um lugar de equilíbrio: vida e morte, criação e destruição, amor e ódio. Assim sendo, ambos os lados da Força fazem parte da ordem natural.
A Força contém muitas semelhanças com princípios filosóficos e religiosos existentes. O conceito pode ser devido à força ódica do Barão Karl von Reichenbach. Muitos a relacionam aos conceitos de Ki (também chamado "Chi" na China, Japão e Coreia), Prana (Índia), Mana (Polinésia) e outras tradições semelhantes que focalizam em torno da idéia de uma energia espiritual existente dentro do universo. Com o Taoísmo, o foco primário de Star Wars origina-se na ideia de Yin e Yang — as duas forças que mantém o universo em equilíbrio. Tudo, do bem e mal (como conceitos metafísicos) até temperaturas altas e baixas são consideradas como parte disto, e é aqui que vemos a comparação mais proeminente aos lados claro e escuro da Força de Star Wars. Mas, deve ser notado também, que ela é semelhante a filosofia taoísta mas com menor dicotomia e com mais necessidade de equilíbrio (visto na filosofia do balanceamento da Força). O modo Jedi de serenidade e paz é muito parecida com as virtudes pregadas nas diversas religioes e filosofias seculares orientais, e as mais modernas filosofias espiritualistas ocidentais.
Existem alguns seres que são ligados a Força. Mesmo que eles não possam entendê-la, a Força flui dentro deles. Aqueles sensíveis à Força são capazes de aprender a manipular sua energia. Os Jedi se enquadram nessa categoria, usando seu conhecimento para obter os poderes através da Força. Mas eles não são os únicos a poderem fazê-lo. Enquanto a força pode ser usada para o bem, ela tem também um lado sombrio que, quando perseguida, impregna os usuários com ódio, agressão e maldade. Os Sith, as Irmãs Noturnas de Dathomir, e outros abraçam o lado sombrio da Força, enquanto uma variedade de culturas alienígenas de Star Wars, como os shamans Ewoks e os Padres Ithorian, invocam os poderes do lado bom por vários nomes. O entendimento da Força se manifesta de muitas maneiras.
Os seis filmes apresentam os Jedi, que usam a força para o bem, e os Sith, que usam o lado escuro para o mal, na tentativa de assumir o controle da galáxia.
Os Jedi
Os Cavaleiros Jedi são uma ordem de indivíduos que tinham a habilidade de tocar e trabalhar em conjunto com a Força, afastando seu Lado Negro. A palavra Jedi teria sido criada por George Lucas a partir de Jidai Geki (versão japonesa de "Drama de época", filmes sobre samurai).
- O Código Jedi (Baseado nas meditações de Odan-Urr):
“Não há emoção, há a paz.
Não há ignorância, há o conhecimento.
Não há paixão, há serenidade.
Não há caos, há harmonia.*
Não há morte, há a Força.”
“Jedi são os guardiões da paz na Galáxia.
Jedi usam seu poder para defender e proteger.
Jedi respeitam toda a vida em qualquer forma.
Jedi servem os outros ao invés de comandá-los, pelo bem da Galáxia.
Jedi procuram aprimorar-se através do conhecimento e do treinamento.”
* A quarta linha, "Não há caos, há harmonia", foi removida em alguns textos Jedi. No Funeral de Mara Jade Skywalker, ela também foi removida. O Código Jedi foi reescrito pelo Mestre Jedi Luke Skywalker visando restabelecer a Ordem Jedi na Galáxia.
Os Sith
Os Sith são uma ordem de guerreiros seguidores do lado sombrio da força que se opõem aos jedi no universo fictício de Star Wars.
- O Código Sith:
"A paz é uma mentira, só a emoção importa;
Com a emoção, ganho força;
Com a força, ganho poder;
Com poder, ganho vitórias;
Com as vitórias, as minhas correntes se rompem;
A Força me libertará;
Não há paz, há raiva;
Não há medo, há poder;
Não há morte, há imortalidade;
Não há fraqueza, há o Lado Negro;
Eu sou o Coração das Trevas;
Eu não conheço o medo, mas o instigo nos meus inimigos;
Eu sou o destruidor de mundos;
Eu conheço o poder do Lado Negro;
Eu sou o fogo do ódio;
Todo o Universo se curva perante mim;
Eu brindo às Trevas;
Por eu ter achado a verdadeira vida, na morte da Luz."
A Escolha
Somos o que contamos sobre nos mesmos, sobre a natureza intima de um personagem criado por você. Nesta nova idéia que lembra muito um RPG, somos nós os Guerreiros da Paz e da Guerra. Somos o Jedi ou o Sith que habita dentro de cada um de nós vivendo aqui tal como se existíssemos lá, no mundo de Star Wars.
Qual é o seu papel? Agir/Ser como um Jedi, um construtor da Luz ou um Sith, um destruidor, corrompido pelo poder das Sombras?
Refletindo maduramente sobre a questão, penso que talvez façamos parte
de algo semelhante sem a devida percepção. Não seria isto a questão da escolha do
despertar de consciência? A partir do momento em que nos sentimos atuando de
alguma forma para contribuir pela melhoria significativa do mundo, e de todo
ser vivo que habita sobre e abaixo dele já somos , sem nos dar conta,
Cavaleiros Jedi.
Usando o princípio Jedi do uso correto da "Força" (de vontade),
oriunda da clareza maior ou menor de espírito da qual já disponhamos, com o
profundo respeito pelas diferenças de posição nas quais cada ser se situa neste
mundo, e nunca utilizando esta "Força" para algo que não seja
"defesa e conhecimento", como nos ensina o Código Jedi.
Quando, a partir disso, empunhamos simplesmente nossa melhor disposição
no dia-a-dia para combatermos o bom combate com nossa espada de luz -, por
intermédio de aprendizado humilde ou publicando, num espaço como este, textos
inspirados, que visam a melhoria da vida e a disseminação de uma mensagem
válida de paz e de amor entre os seres humanos, ou ainda de mil e uma outras
maneiras possíveis, - na medida da luta de cada hora, estaremos nos consagrando,
por mérito, Cavaleiros fiéis da maior causa a ser defendida nos dias em que
vivemos: a causa do Amor.
Por ele perseguimos, sem desistência, aquele mundo melhor, com o qual
ainda hoje sonhamos, depois da escuridão dos séculos, e que a tantos males
ocasionou ao pensamento e ao espirito humano, e após tantas outras guerras
inglórias desde então.
Ficamos na certeza de que, em mantendo acesa a chama, com o nosso esforço nesse sentido, o mais importante acontece: outros virão, e assumirão a luta grandiosa, numa conquista progressiva, até o dia em que, todos juntos, celebraremos a vitória final: a materialização satisfatória do chamado "Reino de Luz", habitando, simultaneamente, tanto dentro como fora de nós, as above, so below, para a felicidade e o bem maior de todos. Contudo sem esquecermos que um dia também fomos completamente ‘Sith’, e que a nossa liçao somente se concluirá quando aprendermos a harmonizar e equilibrar os nossos dois lados, o da luz e o das sombras.
Ficamos na certeza de que, em mantendo acesa a chama, com o nosso esforço nesse sentido, o mais importante acontece: outros virão, e assumirão a luta grandiosa, numa conquista progressiva, até o dia em que, todos juntos, celebraremos a vitória final: a materialização satisfatória do chamado "Reino de Luz", habitando, simultaneamente, tanto dentro como fora de nós, as above, so below, para a felicidade e o bem maior de todos. Contudo sem esquecermos que um dia também fomos completamente ‘Sith’, e que a nossa liçao somente se concluirá quando aprendermos a harmonizar e equilibrar os nossos dois lados, o da luz e o das sombras.
Com amor,
Regiane
Comentários
Postar um comentário