Quem Somos Nós? Jedi ou Sith?


“Salvador, conquistador, herói, vilão… és tudo, e ao mesmo tempo, és nada. E no fim, enquanto a escuridão me leva, eu sou nada também.” (Darth Malak)

Os eventos descritos em Star Wars ocorrem em uma galáxia fictícia. Muitas espécies de criaturas alienígenas (frequentemente humanóides) são retratados. Andróides robóticos também são comuns e geralmente são construídos para servir os seus proprietários. A viagem espacial é comum, e muitos planetas na galáxia são membros de uma República Galáctica, posteriormente reorganizada como o Império Galáctico.

A Força


O elemento (quinto) mais importante de Star Wars é a "Força", uma energia onipresente que pode ser aproveitada por aqueles que têm essa habilidade, conhecida como Sensitivos da Força. A Força é descrita por Qui-Gon jinn como "um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa." A Força é vida, e vida é Força. Alguns pensam na Força como uma entidade sensível, dotada de pensamento inteligente — quase como se fosse um tipo de Deus — enquanto outros consideram-na algo que pode ser manipulado e usado simplesmente como se fosse uma ferramenta.


A Força permite aos usuários executar telecinese, clarividência, premonição, controle da mente, poder de cura, pulso de ar e poder elétrico, e pode amplificar certas características físicas, tais como olfato aguçado, resistencia, velocidade e reflexos; essas habilidades variam entre os personagens e pode ser melhorado por meio de treinamento.

Existem dois lados da Força: paz, serenidade e conhecimento formam o lado bom (Conhecido como lado Iluminado da Força) enquanto o lado sombrio é consistido pela agressão, raiva e medo (Conhecido como lado Negro,ou Obscuro da Força). O universo é um lugar de equilíbrio: vida e morte, criação e destruição, amor e ódio. Assim sendo, ambos os lados da Força fazem parte da ordem natural.


A Força contém muitas semelhanças com princípios filosóficos e religiosos existentes. O conceito pode ser devido à força ódica do Barão Karl von Reichenbach. Muitos a relacionam aos conceitos de Ki (também chamado "Chi" na China, Japão e Coreia), Prana (Índia), Mana (Polinésia) e outras tradições semelhantes que focalizam em torno da idéia de uma energia espiritual existente dentro do universo. Com o Taoísmo, o foco primário de Star Wars origina-se na ideia de Yin e Yang — as duas forças que mantém o universo em equilíbrio. Tudo, do bem e mal (como conceitos metafísicos) até temperaturas altas e baixas são consideradas como parte disto, e é aqui que vemos a comparação mais proeminente aos lados claro e escuro da Força de Star Wars. Mas, deve ser notado também, que ela é semelhante a filosofia taoísta mas com menor dicotomia e com mais necessidade de equilíbrio (visto na filosofia do balanceamento da Força). O modo Jedi de serenidade e paz é muito parecida com as virtudes pregadas nas diversas religioes e filosofias seculares orientais, e as mais modernas filosofias espiritualistas ocidentais.


Existem alguns seres que são ligados a Força. Mesmo que eles não possam entendê-la, a Força flui dentro deles. Aqueles sensíveis à Força são capazes de aprender a manipular sua energia. Os Jedi se enquadram nessa categoria, usando seu conhecimento para obter os poderes através da Força. Mas eles não são os únicos a poderem fazê-lo. Enquanto a força pode ser usada para o bem, ela tem também um lado sombrio que, quando perseguida, impregna os usuários com ódio, agressão e maldade. Os Sith, as Irmãs Noturnas de Dathomir, e outros abraçam o lado sombrio da Força, enquanto uma variedade de culturas alienígenas de Star Wars, como os shamans Ewoks e os Padres Ithorian, invocam os poderes do lado bom por vários nomes. O entendimento da Força se manifesta de muitas maneiras.


Os seis filmes apresentam os Jedi, que usam a força para o bem, e os Sith, que usam o lado escuro para o mal, na tentativa de assumir o controle da galáxia.


Os Jedi 


Os Cavaleiros Jedi são uma ordem de indivíduos que tinham a habilidade de tocar e trabalhar em conjunto com a Força, afastando seu Lado Negro. A palavra Jedi teria sido criada por George Lucas a partir de Jidai Geki (versão japonesa de "Drama de época", filmes sobre samurai).


- O Código Jedi (Baseado nas meditações de Odan-Urr):


     “Não há emoção, há a paz.

     Não há ignorância, há o conhecimento.
     Não há paixão, há serenidade.
     Não há caos, há harmonia.*
     Não há morte, há a Força.”

        “Jedi são os guardiões da paz na Galáxia.

         Jedi usam seu poder para defender e proteger.
         Jedi respeitam toda a vida em qualquer forma.
         Jedi servem os outros ao invés de comandá-los, pelo bem da Galáxia.
         Jedi procuram aprimorar-se através do conhecimento e do treinamento.”

* A quarta linha, "Não há caos, há harmonia", foi removida em alguns textos Jedi. No Funeral de Mara Jade Skywalker, ela também foi removida. O Código Jedi foi reescrito pelo Mestre Jedi Luke Skywalker visando restabelecer a Ordem Jedi na Galáxia.


Os Sith


Os Sith são uma ordem de guerreiros seguidores do lado sombrio da força que se opõem aos jedi no universo fictício de Star Wars.


- O Código Sith:


    "A paz é uma mentira, só a emoção importa;

    Com a emoção, ganho força;
    Com a força, ganho poder;
    Com poder, ganho vitórias;
    Com as vitórias, as minhas correntes se rompem;
    A Força me libertará;
    Não há paz, há raiva;
    Não há medo, há poder;
    Não há morte, há imortalidade;
    Não há fraqueza, há o Lado Negro;
    Eu sou o Coração das Trevas;
    Eu não conheço o medo, mas o instigo nos meus inimigos;
    Eu sou o destruidor de mundos;
    Eu conheço o poder do Lado Negro;
    Eu sou o fogo do ódio;
    Todo o Universo se curva perante mim;
    Eu brindo às Trevas;
    Por eu ter achado a verdadeira vida, na morte da Luz."

A Escolha


Somos o que contamos sobre nos mesmos,  sobre a natureza intima de um personagem criado por você. Nesta nova idéia que lembra muito um RPG, somos nós os Guerreiros da Paz e da Guerra. Somos o Jedi ou o Sith que habita dentro de cada um de nós vivendo aqui tal como se existíssemos lá, no mundo de Star Wars.


Qual é o seu papel? Agir/Ser como um Jedi, um construtor da Luz ou um Sith, um destruidor, corrompido pelo poder das Sombras?


Refletindo maduramente sobre a questão, penso que talvez façamos parte de algo semelhante sem a devida percepção. Não seria isto a questão da escolha do despertar de consciência? A partir do momento em que nos sentimos atuando de alguma forma para contribuir pela melhoria significativa do mundo, e de todo ser vivo que habita sobre e abaixo dele já somos , sem nos dar conta, Cavaleiros Jedi.
Usando o princípio Jedi do uso correto da "Força" (de vontade), oriunda da clareza maior ou menor de espírito da qual já disponhamos, com o profundo respeito pelas diferenças de posição nas quais cada ser se situa neste mundo, e nunca utilizando esta "Força" para algo que não seja "defesa e conhecimento", como nos ensina o Código Jedi.

Quando, a partir disso, empunhamos simplesmente nossa melhor disposição no dia-a-dia para combatermos o bom combate com nossa espada de luz -, por intermédio de aprendizado humilde ou publicando, num espaço como este, textos inspirados, que visam a melhoria da vida e a disseminação de uma mensagem válida de paz e de amor entre os seres humanos, ou ainda de mil e uma outras maneiras possíveis, - na medida da luta de cada hora, estaremos nos consagrando, por mérito, Cavaleiros fiéis da maior causa a ser defendida nos dias em que vivemos: a causa do Amor.
Por ele perseguimos, sem desistência, aquele mundo melhor, com o qual ainda hoje sonhamos, depois da escuridão dos séculos, e que a tantos males ocasionou ao pensamento e ao espirito humano, e após tantas outras guerras inglórias desde então.

Ficamos na certeza de que, em mantendo acesa a chama, com o nosso esforço nesse sentido, o mais importante acontece: outros virão, e assumirão a luta grandiosa, numa conquista progressiva, até o dia em que, todos juntos, celebraremos a vitória final: a materialização satisfatória do chamado "Reino de Luz", habitando, simultaneamente, tanto dentro como fora de nós,
as above, so below, para a felicidade e o bem maior de todos. Contudo sem esquecermos que um dia também fomos completamente ‘Sith’, e que a nossa liçao somente se concluirá quando aprendermos a harmonizar e equilibrar os nossos dois lados, o da luz e o das sombras.

Com amor,
Regiane

Adaptaçao textos Wikipedia + Elysium + Bjforce + Starwars.wikia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povos e Cidades Subterrâneas na Serra do Roncador

Eva e a Semente de Lucifer(ENKI)