A Lição de STAR TREK



A maioria das histórias de Jornada nas Estrelas retratam as aventuras de seres humanos e alienígenas que servem na Frota Estelar, o espaço de origem humanitária e de manutenção da paz armada da Federação dos Planetas Unidos. Os protagonistas têm valores altruístas, e devem aplicar esses ideais de dilemas difíceis. Muitos dos conflitos e das dimensões políticas de Star Trek representam alegorias de realidades culturais contemporâneas. Star Trek:. The Original Series abordou questões da década de 1960, assim como mais tarde spin-offs têm refletido as questões de suas respectivas décadas. Questões retratadas nas várias séries incluem a guerra e a paz, o valor da lealdade pessoal, autoritarismo, imperialismo, guerra de classe, economia, racismo, religião, direitos humanos, sexismo, feminismo e o papel da tecnologia. Roddenberry declarou: "[Ao criar] um novo mundo com novas regras, eu pude fazer declarações sobre sexo, religião, Vietnã, política e mísseis intercontinentais. Na verdade, nós tornamos em Star Trek: fomos o proprio envio de mensagens e, felizmente, tudo o que tem no sistema ".

Roddenberry destinou ao show uma agenda política altamente progressiva, reflexo da contra-cultura emergente do movimento jovem, embora ele não tenha estado totalmente próximo às redes sobre isso. Ele queria que Star Trek mostrasse a humanidade que ela poderia evoluir, somente se aprendesse com as lições do passado, mais especificamente através do fim da violência. Um exemplo extremo é a espécie alienígena, os vulcanos, que teve um passado muito violento, mas aprendeu a controlar suas emoções. Roddenberry também deu à Star Trek uma mensagem anti-guerra e descreveu a Federação dos Planetas Unidos como uma versão ideal, otimista das Nações Unidas. Seus esforços foram oposicionados pelas empresas investidoras por causa de preocupações sobre o mercado, por exemplo, eles se opuseram a insistência de Roddenberry para que a Enterprise tivesse uma equipe racialmente diversificada.

Star Trek é mais do que uma mensagem subliminar, supostamente enviada pelos Illuminati. Star Trek é uma mensagem do futuro para o que somos hoje e o que não devemos nos tornar: uma raça isolada de si mesma, separada por diferênças culturais, sócio-economicas, religiosas e antropológicas dos grupos internos; vivendo no caos e a caminho de uma violenta explosao de identidades. Estamos a caminho do fim, até mesmo de convivermos com outras raças cósmicas. Nós humanos somos violentos, mesquinhos e egoístas. Somos andróides ‘no control’. Somos vítimas e algozes de nossa própria (in) consciência buscando o caminho de volta para casa sem nunca termos saído de nosso pequeno mundinho, e nos desbruçado no horizonte cósmico. Um dia descobriremos que a nossa casa é o Cosmos e a Terra é apenas a nossa espaço-nave. Somos passageiros e pilotos desta aventura. Conto que este dia se aproxime em breve, e todos despertem antes de uma extinção definitiva do homem 5.0... Merecemos mais uma chance.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povos e Cidades Subterrâneas na Serra do Roncador

Eva e a Semente de Lucifer(ENKI)